Blog / Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

4 motivos para todo contador contratar um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

Os profissionais da área de contabilidade atuam com um grande volume de informações tratadas diariamente, além disso eles ainda precisam lidar com a legislação tributária brasileira que possui uma emaranhado de leis, decretos, normativas e ainda variam de acordo com cada tipo de negócio. Ou seja, o contador precisa estar atualizado e com processos muito bem organizados e definidos para evitar quem uma eventual falha cause algum prejuízo aos seus clientes.

Mas ninguém é a prova de falhas, erros podem ocorrer e os prejuízos podem ser grandes e até acabar com uma empresa. A melhor forma para gerir esse risco é contratar um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Contadores e Escritórios de Contabilidade.

1 – A Responsabilidade Civil do Contador

O parágrafo único do artigo 1.177 do novo Código Civil mostra a responsabilidade do profissional contador perante seus clientes e exige que o contador repare todo e qualquer prejuízo financeiro causado por eventuais falhas no seu serviço.


Art1177. Os assentos lançados nos livros ou fichas do preponente, por qualquer dos prepostos encarregados de sua escrituração, produzem, salvo se houver procedido de má-fé, os mesmos efeitos como se o fossem por aquele.

Pela lei, os contadores podem ser responsabilizados por danos causados aos clientes, alguns erros comuns são:

  • Erros na Auditoria Contábil
  • Erros de Cálculo de Tributação
  • Perda do prazo de pagamento de Darf
  • Responsabilidade por Registro e Lançamentos Contábeis
  • Erros ou Fraudes de prepostos
  • Erros em consultas feitas pelo cliente

2 – Complexidade da legislação tributária brasileira

As constantes mudanças na legislação contábil brasileira aumentam, significativamente, o desafio dos profissionais de contabilidade quanto ao cumprimento e observância das obrigações acessórias dos inúmeros processos que tramitam no dia-a-dia de um escritório de contabilidade tendo, como consequência, o aumento de erros ou inobservância do cumprimento de determinados normativos legais.

3 – Falência do Escritório

Outro fator relevante é o tempo em que um erro pode levar para ser detectado, visto que, com frequência, pequeno erros só são descobertos após já terem gerado multas de valores expressivos.

Caso isso aconteça, é quase certo que o cliente acionaria o escritório para esclarecimentos e exigiria indenizações por parte dele, tanto do valor da multa quanto do alto valor tributário desembolsado sem necessidade.

O fato de o escritório não conseguir arcar com o prejuízo gerado pelo serviço pode desencadear problemas ainda mais sérios: a empresa cliente pode processá-lo e até denunciá-lo para o conselho da categoria, acarretando mais multas e até mesmo o risco de cassação de registros profissionais.

Dependendo do valor dos prejuízos causados ao cliente, um caso destes pode até levar um escritório a falência. Por isso, a importância de gerir esses riscos dentro do seu escritório.

4 – Tranquilidade para Trabalhar

Possuir um seguro de responsabilidade civil garante a tranquilidade que todo empresário precisa, afinal, ninguém quer errar, mas nada melhor do que saber que caso algum problema aconteça, você estará amparado por um seguro que irá minorar com seus prejuízos.

Com o seguro você sabe exatamente qual o prejuízo máximo (valor da franquia) que você terá em caso de alguma falha e pode trabalhar com mais tranquilidade e focar no que realmente interessa: a contabilidade dos seus clientes.

Seguro de RC para Contadores

É inevitável que erros aconteçam e atualmente esse risco só aumenta, já que a forma como esses profissionais exercem suas atividades está se transformando com a digitalização de processos e implantação de softwares.

Ao apresentar tantas possibilidades é natural que o contador queira contratar um seguro de responsabilidade civil específico para suas atividades e tamanho de empresa. Se a sua empresa ainda não possui seguro, solicite uma cotação agora mesmo.