Search
Close this search box.

Blog

Como determinar o Principal Condutor no Seguro de Automóvel?

Todas as Seguradoras que atuam no Seguro de Automóvel precificam o seguro com informações que vão muito além apenas do veículo segurado. O perfil contratado tem grande influência no momento da contratação e principalmente no momento da utilização do seguro.

A principal questão a ser determinada é “quem é o principal condutor do veículo?”? O principal condutor deve ser a pessoa que conduza o veículo mais de 85% do tempo, ou seja, a maior parte do tempo. Porém existem diversas situações em que diversas pessoas dirigem o mesmo carro, como numa família, por exemplo. Neste caso, quando não há uma pessoa que conduza a maior parte do tempo deve ser considerado o condutor mais jovem dentre todos.

É sempre importante haver uma atenção especial no caso de condutores entre 18 e 26 anos, pois essa é faixa etária considerada de maior risco pela Seguradora e só haverá cobertura para condutores desta faixa etária deste que esteja contratado na apólice. Nessa situação existem duas formas de contratação:

  •  Se o condutor jovem dirigir no máximo 15% do tempo é possível contratar uma clausula adicional para que haja cobertura para condutores jovens.
  • Se o condutor jovem dirigir mais que 15% do tempo é necessário que o mesmo seja considerado o principal condutor da apólice.

Todas essas questões irão influenciar diretamente no preço do seguro contratado e são de extrema importância, pois estão diretamente ligadas ao pagamento da indenização no caso de um sinistro. Não vale a pena fazer a contratação incorreta do seguro e depois não receber na hora que mais precisar. Normalmente a Seguradora confirma todas as informações no momento do acionamento do seguro e caso existam divergências ou omissões de informações ela tem o direito de negar a indenização do seguro.

Muitas pessoas não leem o contrato de seguro, mas nele consta a informação abaixo:

“O proponente declara assumir toda a responsabilidade pela exatidão das respostas constantes no questionário de avaliação de risco, quando no caso de contratação com perfil, reconhecendo que qualquer informação falsa, inverídica, incompleta ou incorreta produzirá a perda do direito do seguro, conforme artigos 765 e 766 do código civil brasileiro.

O proponente compromete-se a comunicar à seguradora quaisquer alterações nas características originais do veículo segurado ou em relação ao perfil informado, tão logo estas ocorram, ciente de que tais informações poderão impactar no prêmio do seguro. Poderá haver a negativa de pagamento das coberturas caso o proponente não preste as informações corretamente ou tão logo ocorram as modificações citadas logo acima.

Ciente das condições gerais do Seguro de Automóvel, não tendo nenhuma dúvida quanto ao conteúdo e acatando as mesmas como parte integrante deste contrato de seguro. A Seguradora. reserva-se ao direito de auditar, a qualquer momento, as informações constantes neste documento. Faz parte deste questionário o esclarecimento do perfil, favor solicitar ao seu corretor.”

E se houverem alterações durante a vigência do seguro?

É necessário informar ao seu corretor para que as alterações reflitam na sua apólice de seguro.

E o que acontece se alguém que não está no perfil do seguro bater o carro?

Se não estiver na faixa etária de condutor jovem considerado pela sua Seguradora (pode varia entre 24 e 26 anos, de acordo com a regra de cada uma) haverá cobertura. Caso o condutor esteja na faixa etária considerada jovem, só haverá cobertura se estiver expressamente contratado na apólice.

É possível contratar um seguro sem perfil?

Sim, é possível, normalmente contratado para pessoas jurídicas – onde diversas pessoas tem acesso ao veículo – sendo impossível determinar um condutor. Faremos um post para tratar deste assunto.

Todas as informações contidas na sua apólice são importantes e devem sempre corresponder a realidade, fique atento as questões de garagem do seu veículo, tipo de utilização (particular, comercial, táxi, Uber,etc), cep de pernoite do veículo, entre outros. Consulte sempre um corretor de confiança e confira essas informações para evitar futuros transtornos.

Cote o Seguro do seu Carro.