Search
Close this search box.

Blog

Como funciona o Seguro de Bicicleta?

SEGURO DE BICICLETA
O seguro de bicicleta é bastante parecido com o seguro de automóvel e possui coberturas similares como: colisão, roubo, furto, danos a terceiros e também possui franquia para o acionamento do seguro. Porém, diferente do seguro de automóvel para o seguro de bicicleta a franquia é aplicada independente se o sinistro for de perda total ou parcial.

Como funciona o Seguro de Bike?

A principal Seguradora que atua com esse mercado é a Argo Seguradora, uma Seguradora moderna que está no mercado desde 2012 oferecendo soluções diferenciadas no mercado. Com ela é possível fazer todo processo de contratação online de modo simples e rápido. Conheça mais sobre a Protector.

Como contratar o Seguro de Bike?

O processo de contratação é muito simples:

  • Acesse este link.
  • Faça a Simulação informando apenas seu nome, modelo e valor da bike.
  • Crie seu usuário para contratação online.
  • Realize a vistoria da bicicleta através do seu celular (o sistema irá te orientar quanto as imagens que deverão ser enviadas).
  • Pague no boleto ou cartão de crédito.
  • Aguarde a confirmação no seu e-mail.

Principais Dúvidas

Posso fazer o seguro se minha bicicleta não tiver Nota Fiscal ou tiver sido montada?

Sim. No momento do envio das fotos, é possível gerar um voucher para concluir o procedimento. O próprio sistema indica como proceder (gerar o voucher, imprimir e tirar a foto da bike inteira com o voucher legível impresso).

A bicicleta está segurada enquanto é transportada em cima do veículo?

Sim, contanto que esteja sendo transportada devidamente acondicionada em racks específicos para o transporte de bikes (thule, equimax, etc).

Se o local de pernoite da bicicleta for diferente do local de residência do segurado, a bicicleta tem cobertura?

Sim. A bike terá cobertura independente do endereço onde for o pernoite, desde que esteja sob os cuidados do segurado. Uma vez em posse de terceiros, não há cobertura.

A franquia no caso do produto Bikes se aplica em sinistros de Indenização Integral?

Sim. Mesmo para o pagamento integral, se faz necessário o pagamento da franquia.

O seguro cobre bike elétrica?

Sim. O Protector Bikes irá assegurar bicicletas elétricas com ou sem acelerador, com potência nominal abaixo de 800 watts.

Em relação a acidentes enquanto pedala: o seguro cobre danos à bike independente da causa? É necessário algum vestígio de que o dano ocorreu enquanto a bike estava sendo pedalada?

Sim. Danos durante o uso e transporte devido a causas externas (inclusive incêndio, raio, explosão, roubo e furto qualificado) serão cobertos, ou seja, ela não precisa necessariamente estar sendo pedalada. Em situações cabíveis, pode ser requisitada uma avaliação para confirmar se não houve negligência de uso ou dolo do segurado relativo ao produto.

Por quanto tempo a bike é considerada nova para cotação do seguro?

Por até 30 dias após sua compra/retirada da loja.

Se uma bicicleta estiver sendo transportada no suporte de teto do veículo e o motorista (dono da bike) esquecer e entrar em garagem com altura insuficiente, causando colisão e danificando a bike, esse sinistro poderá ser considerado acidente no transporte?

Não. Negligência do segurado é caracterizado como um dano não coberto pelo seguro, como previsto no tópico 5.1(T) das condições gerais do seguro de bikes.

Uma bike usada em competições de Mountain Bike tem cobertura igual às demais?

Sim, mediante a avaliação previamente necessária para montagem da apólice.

Aplica-se rateio ou depreciação?

É aplicada a depreciação, de acordo com a análise da bike. Sempre que for renovada uma apólice, ela passará por nova avaliação para identificar e definir seu valor atual no mercado.

Caso a bike seja roubada no transporte, o carro que a estava transportando também deve ter sido roubado para acionar o seguro?

Para cobertura em caso de furto, é necessário que seja um caso de roubo ou furto qualificado. Havendo sinais de uma das duas situações, haverá cobertura normal.

É possível fazer seguro coletivo de bike?

Não, porém é possível fazer mais de uma apólice para o segurado, caso possua outras bikes e queira o serviço para mais de uma.

Se a bike cai do suporte do carro e danifica, tem cobertura?

Sim. A bike estará segurada também durante o transporte, contanto que esteja sendo transportada devidamente acondicionada em racks específicos para seu transporte (thule, equimax, etc).

Perda parcial do bem: Se furtarem apenas um componente da bike e deixarem o restante, há cobertura?

Se for um furto qualificado (com vestígios) e roubarem apenas as rodas da bike (por exemplo, mas é aplicável para outros componentes do bem), a franquia será aplicável e o sinistro devidamente regulado.

Se a bike for transportada por um terceiro e a mesma sofrer danos durante o transporte, há cobertura? (Terceiro = Cônjuge, transportadora, etc)

Atualmente, o proprietário precisa estar presente no veículo de transporte da bike. Caso contrário, caracteriza-se que a bike “está em posse de terceiros”, descaracterizando a cobertura.

Se alguém, que não o segurado, transporta a bike devidamente acondicionada a um rack em um carro sofre um acidente que causa danos na bike, há cobertura?

Se o segurado estiver presente no carro durante o transporte da bike, há cobertura. Caso contrário, não haverá cobertura, pois a bike estará em posse de terceiros.ansporte da bike, há cobertura. Caso contrário, não haverá cobertura, pois a bike estará em posse de terceiros.

Simule e Contrate Seguro da sua Bike aqui