Search
Close this search box.

Blog

Conheça as principais soluções em seguros para imobiliárias

Administrar uma imobiliária não é uma tarefa fácil e conforme a sua carteira de locação vai crescendo fica difícil organizar todos os seguros dos imóveis locados de forma individual.

Neste post, vamos entender quais as modalidades de seguro são utilizados nas imobiliárias atualmente.

Seguro Imobiliário

O seguro imobiliário nada mais é que uma apólice única em nome da própria imobiliária ou administradora onde constam todos os imóveis locados por ela, com as coberturas básicas de incêndio e vendaval.

A grande vantagem desse tipo de seguro é que é possível negociar uma boa condição junto a Seguradora por se tratar de um número significativo de imóveis . Além disso operacionalmente é muito mais fácil organizar uma única apólice com todos os imóveis, do que diversas apólices com imóveis separados.

No final do mês você precisa pagar apenas um boleto referente ao seguro de todos imóveis segurados e não um boleto para cada imóvel, o que geraria muito trabalho operacional, que poderia ser melhor utilizado locando novos imóveis.

Na apólice de seguro imobiliário todos os imóveis possuem cobertura com vigência mensal, assim se o contrato for rescindido não haverá prejuízo para o inquilino (que normalmente é quem arca com os custos deste seguro).

Seguro Fiança

O seguro fiança nada mais é que um substituto ao fiador do imóvel. Muito útil em casos onde o possível inquilino não tem como bancar exigências das imobiliários como (6x o valor do aluguel – como caução) e também não possuem fiador para fazer o negócio.

A Seguradora substitui o papel do fiador e em caso de inadimplência dos alugueis é ela quem honrará com as despesas e até mesmo o despejo do inquilino – se realmente não houver acordo.

O seguro fiança custa em média de 10% a 18% do valor mensal do aluguel (depende da modalidade contratada) e sempre depende da aprovação prévia do inquilino. É necessário comprovar renda de acordo com o vínculo empregatício do interessado no imóvel.

As Seguradoras também são exigentes para aprovar os inquilinos, já que são elas quem ficam com o prejuízo, se o mesmo não honrar com o contrato de locação.

Normalmente é necessário que o inquilino (se o mesmo for responsável pelo pagamento) não comprometa mais que 30% da sua renda com o valor do aluguel para ser aprovado. Também é possível compor renda com outros inquilinos (no caso de marido e mulher, por exemplo).

Capitalização Imobiliária

A capitalização imobiliária é uma opção ao seguro fiança que é aceito na maioria das imobiliárias. Normalmente é exigido um capitalização de 3 a 6 vezes o valor do aluguel.

Funciona como uma capitalização comum, onde ocorrem sorteios mensais e o dinheiro é aplicado enquanto o inquilino estiver no imóvel . Caso ocorra inadimplência nos alugueis a imobiliária será a beneficiária da capitalização, caso contrário, quando o inquilino sair do imóvel resgatará todo valor aplicado.

Essas são as principais soluções em seguros para o mercado de locação imobiliária. É importante contar com a assessoria de uma corretora de seguros com conhecimento e experiência no ramo para manter seus seguros organizados e manter a sua tranquilidade e de seus inquilinos e proprietários.