Blog / Seguro de Vida

Diária hospitalar: Seguro de renda hospitalar o que você precisa saber antes de contratar!

seguro renda hospitalar

Todos nós estamos sujeitos a imprevistos e acidentes. Passar a noite em um hospital para realizar uma cirurgia, se você possui um plano de saúde do ponto de vista financeiro pode não ser grande coisa, não é mesmo?

Porém, nem sempre é assim!

Geralmente a diária de internação hospitalar é cara. Sendo assim, como você pode se proteger e proteger sua família dessas situações? Investir em um seguro que tenha cobertura de internação hospitalar pode ser sua solução. Então veja a seguir o que você precisa saber para contratar o seu seguro de renda hospitalar.

O que é o seguro de renda hospitalar?

Quando falamos em seguros em geral, muitas dúvidas podem surgir em relação a assuntos como funcionamento, prêmio, apólice, idade, beneficiários, etc. Entre tantas coberturas existe uma opção que causa ainda mais questionamentos. Ela é a cobertura de diárias por internação hospitalar.

O principal objetivo deste seguro é indenizar o segurado durante o período que você precisar ficar internado em um hospital ou UTI seja decorrente de acidente ou doença.

Entretanto, existem algumas especificações desse tipo de seguro que devem ser considerados, como o número máximo de diárias e o valor da franquia para o pagamento do benefício.

Como funciona o seguro de diária por internação hospitalar?

Antes de contratar o serviço é preciso entender que o seguro de renda hospitalar, não tem a mesma finalidade do plano de saúde. Assim, ela não exclui essa contratação como mais uma opção de proteção.

O principal objetivo deste seguro é garantir o pagamento de uma valor para cada dia que o segurado fique internado. Essa indenização pode ser usada da forma que você considerar mais adequada, seja para reembolso das despesas ou mesmo para arcar com sua renda que pode ser reduzida em momentos de afastamento.

O valor da diária é definido no momento da contratação do seguro. Nesse momento o segurado escolhe de acordo com suas necessidades, quanto pretende receber por cada diária hospitalar.

Dessa forma, o seguro de renda hospitalar é um suporte financeiro em casos de internações. Saiba a seguir em que casos você pode receber as diárias.

Cobertura do seguro de renda hospitalar

  • Pagamento de diárias por internação hospitalar, para tratamentos clínicos ou cirúrgicos que não possam ser realizados em ambulatório, domicílio ou consultório e que sejam decorrentes de doença ou acidente pessoal coberto.
  • O benefício será pago de acordo com o valor de diária contratado e durante o período de internação, com orientação médica.
  • O número de diárias a serem pagas será determinado pelo número de dias de internação, limitado a 365 por situação discriminada no regulamento do plano.
  • Existem planos que cobrem diária por internação hospitalar, diária por internação decorrente de doença grave e ainda diária por internação em UTI. Sendo esses valores cumulativos.
  • As franquias podem variar de seguradora para seguradoras, mas normalmente são de 1 dias, ou seja, após o segundo dia de internaçaõ já é possível acionar a cobertura.

O que o seguro de renda hospitalar não cobre

Alguns casos não são cobertos pela diária de internação hospitalar. Veja a seguir os casos em que o benefício não será pago:

  • Hospitalizações para check-up, diálise ou hemodiálise em pacientes crônicos, cirrose hepática e hepatite crônica;
  • Cirurgias plásticas (exceto as necessárias para restaurar uma função diretamente afetada por acidente coberto, desde que realizadas no prazo de 90 dias contados a partir da data do acidente);
  • Tratamentos para obesidade;
  • Tratamentos para esterilização, fertilização e mudança de sexo;
  • Procedimentos não previstos no Código Brasileiro de Ética Médica e não reconhecidos pelo serviço Nacional de Fiscalização de Medicina e Farmácia;
  • Tratamentos da AIDS e de quaisquer doenças com ela relacionadas, bem como as suas consequências (em portador soropositivo);
  • Lesões traumáticas e cirúrgicas anteriores à contratação do seguro, para os quais o segurado tenha procurado ou recebido atendimento médico hospitalar de qualquer natureza, mesmo que as internações sejam decorrentes de agravamento, sequela ou reaparecimento destas, ou de seus sintomas e sinais, ou ainda, das complicações crônicas ou degenerativas delas consequentes.
  • Internações referentes a área da obstetrícia, como partos, cesáreas e abortos.
  • Entre outros

O prazo de pagamento normalmente é feito após a alta médica, no entanto, em casos que a internação supera o prazo de 30 dias, o segurado pode escolher receber a indenização mensalmente.

Quais as Seguradoras que atuam com esse tipo de seguro?

Essa cobertura é opcional ao seguro de vida em algumas Seguradoras e em outras pode ser contratada de forma isolada. Não são muitas Seguradoras que oferecem essa cobertura, sendo algumas delas:

  • Mongeral
  • Previsul
  • Prudential

Por que você deve contratar esse seguro?

O seguro de renda hospitalar pode ser contratado por pessoas que tenham até 64 anos. Sua principal função é garantir que você e sua família tenha um suporte financeiro em casos de imprevistos e acidentes.

Em geral, essa cobertura é bastante indicada para profissionais autônomos, que a serem hospitalizados acabam sofrendo com a redução da renda familiar ou ainda pessoas que não possuam nenhuma plano de saúde – ainda que como mencionada – o seguro não substitua um plano de saúde.

Sendo assim, não há uma idade certa ou um momento específico para você investir neste tipo de serviço. A melhor escolha é sempre estar protegido contra imprevistos, garantindo a sua segurança financeira.

Como vimos neste post, o seguro de diárias por internação hospitalar é uma ótima opção para você que quer estar prevenido em casos de acidentes ou doenças.

O ideal é que você nunca precise, porém, contar com um suporte financeiro em um momento de dificuldade é, sem dúvidas confortador. Com ele, você sabe que seus gastos serão garantidos e que sua família manterá as condições atuais.

Importante citar que esse post aborda de forma geral o funcionamento do seguro, mas sempre leia atentamente as condições gerais – pois existem diferenças de produto entre as Seguradoras. Tenha sempre um corretor de seguros qualificado para te ajudar a escolher o melhor plano para o seu perfil.

Agora que você viu como esse tipo de seguro funciona e viu como pode ser importante contar com esse tipo de serviço, que tal fazer a sua cotação? Acesse nosso site e peça a sua cotação de seguro de renda hospitalar personalizada para você e sua família.

Seguro de Diária por Internação Hospitalar Solicite uma cotação