Search
Close this search box.

Blog

Médicos podem responder criminalmente por seus atos profissionais

Todos os profissionais que podem causar danos corporais no exercício de sua atividade possuem o risco de sofrer uma ação de homicídio culposo na esfera criminal. Vamos entender a diferença entre homicídio culposo x homicídio doloso:

  • doloso: quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo;
  • culposo: quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia.

No ordenamento jurídico brasileiro a responsabilidade criminal é sempre na pessoa física e não na pessoa jurídica, ou seja, um processo criminal é sempre em nome do médico responsável pelo procedimento/cirurgia e não na sua pessoa jurídica (quando houver clínicas ou hospitais por trás do procedimento).

seguro responsabilidade civil medica na esfera criminal
Médico é condenado a pagar indenização de R$ 70 mil à família da vítima.

Lesões corporais leves ocasionam penalidades mais leves como pagamentos de serviço comunitário, cestas básicas, entre outros. Porém lesões mais graves que venham a causar invalidez parcial, perda de membros ou até mesmo a morte do paciente ocasionam prejuízos elevados como pensionamentos e dano moral.

Médicos, especialmente aqueles que atuam com cirurgia possuem grande risco de ação criminal.

Importante citar que não é necessário que ocorra um erro para que o médico seja processado criminalmente, o simples fato do exercício da profissão poder causar a morte ou lesão grave do paciente (ainda que seja acidental ou um risco inerente ao procedimento e com o consentimento do paciente) – podem causar ações sejam elas por falhas ocorridas ou mesmo por inconformismo da família com o desfecho cirúrgico.

Como se proteger de uma ação criminal

  • Tenha sempre um termo de consentimento informado dos seus pacientes.
  • Mantenha um bom relacionamento com o paciente e seus familiares, deixando-os cientes dos riscos do procedimento que será realizado.
  • Contrate um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para diminuir seu prejuízo em caso de uma ação.

Como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Médicos na Esfera Criminal ?

Como o próprio nome já diz a apólice tem como objetivo amparar o profissional na responsabilidade civil e não criminal. Portanto ao contratar sua apólice de seguro verifique em quais esferas você estará amparado, pois para área médica a cobertura na esfera criminal é indispensável e nem todas as Seguradoras irão amparar nessa situação.

Se houver uma condenação por homicídio doloso as despesas com defesa e eventuais indenização não serão amparadas pela Seguradora, pois entende-se que foi proposital e os pagamentos já indenizados terão de ser devolvidos a Seguradora. Nesse caso perde-se o direito da cobertura no âmbito criminal e civil.

Porém se a condenação for por homicídio culposo os gastos com defesa, perícias, acordos e indenizações estarão amparados pela sua apólice de seguro desde que a sua Seguradora ampare na esfera criminal.

Conte sempre com um corretor de seguros capacitado para contratar o seguro que realmente irá atender a suas necessidades e principais riscos que a sua profissão está exposta.