Search
Close this search box.

Blog

Os riscos que podem comprometer o bom andamento das obras na sua empresa

seguros para obras como responsabilidade civil, riscos de engenharia e rc profissional para engenheiros e arquitetos.

De quem é a responsabilidade em caso de danos causados a terceiros durante a execução de obras civis? Na maioria das vezes, canteiros de obra são espaços onde mais de uma empresa estará atuando em conjunto, seja na operação de equipamentos pesados, na concretagem ou apenas realizando reparos ou acabamentos na obra.

Nesses ambientes, com a grande movimentação de materiais e pessoas, incidentes podem acontecer e acabar por ocasionar danos a terceiros próximos ou até mesmo a funcionários que estão atuando no canteiro de obras, ou seja, danos materiais e/ou corporais.

O Seguro de RC Geral para Obras Civis ampara danos materiais e/ou corporais causados a terceiros durante a execução do projeto. Já a cobertura de RC Prestação de Serviços em Locais de Terceiros resguarda o segurado por danos causados pelo prestador de serviços.

Riscos Ambientais

Construções podem gerar rejeitos contaminantes ao solo e que podem causar prejuízos de grande escala se não controlados. O Seguro Ambiental oferece uma cobertura exclusiva para despesas com a remoção do material contaminante e remediação do ambiente.

Responsabilidade Civil do Engenheiro

O Engenheiro responsável pela obra também pode se proteger com o seguro E&O (erros ou omissões – também conhecido como seguro de responsabilidade civil profissional para engenheiros).

Falhas no projeto é um exemplo comum de sinistro desse tipo de apólice. Esse seguro muita vezes é exigido em contrato, pois é uma tranquilidade tanto para o engenheiro quanto para seu cliente.

Esse seguro também pode ser contratado por arquitetos.

Fonte: Aig