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Seguro de Crédito: entenda como funciona e quem pode contratar

A oferta de crédito é um dos principais diferenciais competitivos de uma empresa, mas, ao oferecer
prazo, a exposição ao risco de não pagamento é alta. O Seguro de Crédito protege empresas de todos os portes que comercializam bens e serviços a prazo do risco de não pagamento por parte dos compradores, além de riscos políticos ou atos de guerra que impeçam o cumprimento do contrato, no caso de exportações.

O que o Seguro de Crédito cobre?

O seguro de crédito oferece proteção contra o risco de não pagamento por motivo de insolvência ou falência dos seus devedores. Indeniza o segurado pelo valor das faturas de bens e serviços adquiridos e não pagos.

As apólices têm vigência de 12 meses, abrangendo bens entregues para os clientes durante o período da apólice. O prêmio é cobrado com base em uma taxa sobre as vendas ou sobre os limites de crédito concedidos. A apólice funciona com uma divisão de riscos, por meio de uma retenção de parte das perdas pelo próprio segurado.

Quem pode contratar o Seguro de Crédito?

Todas as empresas que comercializam bens e serviços a prazo, de portes diversos, subsidiárias ou divisões de empresas multinacionais com operação local ou global.

Tipos de Seguro

Seguro de Crédito Doméstico

  • Cobertura para vendas no mercado interno
  • Indeniza perdas decorrentes de inadimplência do comprador por atraso de pagamento ou insolvência

Seguro de Crédito à Exportação

  • Cobertura para vendas no mercado externo
  • Risco comercial e político, inconvertibilidade de moedas e moratória declarada

Seguro de Crédito para FIDCs

• Cobertura estruturada para os recebíveis de fundos
• Risco de inadimplência por parte do cedente

Seguro de Crédito para Vendas de Médio Prazo

• Cobertura para venda de bens de capital no mercado doméstico ou de exportação de até 5 anos
• Indeniza perdas decorrentes de inadimplência ou atrasos de pagamento

Por que contratar o Seguro de Crédito para sua Empresa?

  • Protege contra o risco de inadimplência de clientes para vendas a prazo
  • Reduz o risco de exposição quando uma grande parte das vendas está concentrada em poucos clientes
  • Fornece um limite de crédito não cancelável para os clientes e monitora o desempenho da carteira durante a vigência da apólice
  • Aumento de vendas tanto para clientes novos quanto para os recorrentes
  • Ajuda a estabelecer novos mercados para aumentar vendas
  • Reduz a provisão de devedores duvidosos (PDD)
  • Facilita a negociação de financiamento bancário
  • Oferece uma solução para administradores e diretores, fornecendo uma segunda opinião sobre os clientes
  • Ferramenta adicional de gestão da carteira de recebíveis e procedimentos de crédito
  • Fornece serviço especializado de cobrança
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