Search
Close this search box.

Blog

Seguro Cyber – Riscos Cibernéticos

seguro riscos ciberneticos

O mundo corporativo, assim como o de diversas empresas, hoje passa por preocupações cibernéticas. Isso porque o mundo do crime se voltou para o online, e atualmente, perdas e roubos de dados podem custar milhões para seu negócio, segundo uma recente pesquisa da IBM.

Todas as áreas são afetadas quando isso ocorre, como por exemplo a comunicação, a compensação de todos os funcionários afetados, gerenciamento de crises, recuperação de dados, pagamento de multas e diversos outros segmentos que necessitarão de reestruturação.

Então, para que isso não aconteça com empresa e a não a leve a falência, é indicado contratar um seguro cyber, no qual diminui todos os riscos cibernéticos e proporciona diversas garantias. Entenda mais sobre esse seguro a seguir.

Ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos, fora do Brasil são levados muito a sério, e cada vez mais vem ganhando relevância nacional. Esses ataques prejudicam tanto a empresa quantos as pessoas físicas que nela trabalham, pois, os dados de todos podem ser expostos e roubados.

seguro riscos ciberneticos

Essa responsabilidade de dados é direcionada à empresa, pois ela se torna responsável por diversas informações que capta. Como por exemplo número de cartões, dados pessoas e corporativos, identidades, endereços, registros de todos os colaboradores, planos de negócios, de marketing, planilhas financeiras e afins. Os principais negócios que mais sofrem disso são:

  • Saúde
  • Governamentais
  • Educacionais
  • Instituições financeiras
  • Varejo
  • Telecomunicações
  • TI
  • Indústrias
  • ONGs
  • Prestadores de serviços

Ou seja, por conta disso, e da responsabilidade que possui, é necessário que não deixe todos esses elementos sem o armazenamento necessário, com tecnologia em nuvem e seguros em Datas Centers, e principalmente, tenham seguro caso algo ocorra.

Como um Seguro Cyber pode me ajudar?

“É necessário alertar e conscientizar as empresas que o perigo de sequestro, roubo e exposição de dados pode ser a porta para a falência, e é algo muito sério”


Atualmente, as entidades citadas acima procuram um seguro proteção de dados para otimizar seus serviços de segurança, pois hoje, a maioria dos processos de uma empresa são online, e ataques como esses estão cada vez mais crescentes em nosso país.

É possível contratar um seguro cyber para que seja possível ter uma cobertura efetiva para recuperar perdas e despesas que são causadas, sempre, por esse tipo de crime cometido.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional x Seguro Cyber

Quando falamos em seguro de riscos digitais, podemos entender dois tipos de funcionamento, que são o de responsabilidade civil profissional e o seguro cyber.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional – irá atuar em todas as eventuais falhas que podem ocorrer no âmbito profissional. Irão garantir que problemas como perdas financeiras atribuídas ao trabalho por conta de prestação de serviços sejam reparados.

Isso pode ser por conta de erros e omissões de deveres e problemas, defesas contra ações judiciais movidas, danos morais e de imagem.

Porém normalmente não amparam danos causados em decorrência de perda de dados, para essa situação é necessário possuir uma apólice de riscos cibernéticos.

Seguro Cyber – Já o seguro de riscos digitais, proporciona uma ampla visão sobre qualquer assunto relacionado ao universo online corporativo. Com ele é possível cobrir diversos temas, como:

  • Violação de privacidade e confidencialidade
  • Segurança de rede e direitos de privacidade
  • Gerenciamento de crise e preservação de dados e informações
  • Coberturas relacionadas a extorsões criminosas e indenizações

Ainda é possível ter indenização retroativa, restauração de sistemas após ataques e violações e indenizações para notificações de possíveis ataques. Ou seja, esses dois seguros podem proporcionar alívio e maior segurança para seu negócio.

Lei Geral de Proteção de Dados

Conhecida também como LGPD, essa lei defende que os clientes de uma empresa, seja ela qual for, devem ter seus dados e informações inteiramente e rigorosamente protegidos e a favor da legislação, o que faz com que o seguro se torne praticamente obrigatório.

As responsabilidades de dados digitais crescem cada vez mais, com a importância de segurança e de avanço tecnológico, e por isso as empresas não somente podem, como devem ter hoje uma série de responsabilidades, para que não possam se prejudicar futuramente contra ações judiciais por falta de cuidado e responsabilidade.

Para que seu negócio não seja prejudicado, é necessário seguir regras como:

  • Armazenar dados de modo cuidadoso
  • Proteger suas informações
  • Proporcionar métodos físicos e digitais de segurança
  • Ajustar sua cultura e processos para todos esses encaixes
  • Contratar um bom seguro para ficar protegido

A LGPD pode ser contada também em relação a documentos físicos com dados pessoais, e por isso, todos os arquivos devem ser ou bem protegidos ou até mesmos descartados com segurança.