Search
Close this search box.

Blog

Seguro de Responsabilidade Civil Profissionais para Biomédicos

seguro rcp biomedicina estetica
Seguro RC Profissional para Biomédicos

O que é o seguro de responsabilidade civil profissional?

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional garante o pagamento no caso de o profissional ser processado e condenado a indenizar financeiramente seu paciente, por um ato de negligência, imperícia e imprudência em sua atividade profissional.

Exemplo: Um biomédico realiza um procedimento estético e o paciente entra com processo contra o profissional devido a alguma suposta falha. Neste momento o profissional deverá entrar em contato com a corretora para que sua apólice seja acionada e assim poderá receber por reembolso todos os custos processuais (honorários advocatícios, perícias, custos de comparecimento ao tribunal) previstos nas condições gerais e se condenado a indenização devida ao paciente (limitado a importância segurada contratada).

Também é possível realizar acordos entre o profissional e o paciente, porém é necessário ter a prévia anuência da Seguradora – somente se ela permitir o acordo poderá ser firmado – caso contrário a reclamação deverá seguir pelas vias judiciais.

Importante frisar que o profissional não precisa necessariamente cometer um erro para receber um processo, porém a simples alegação de erro já pode acarretar em muitas despesas para provar que não errou – por isso com o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Biomédicos você pode garantir a proteção e a tranquilidade necessárias para o bom exercício de sua atividade profissional.

O que o seguro de responsabilidade civil cobre?

As coberturas básicas do seguro são:

  • Custos de Defesa (Honorários Advocatícios, Perícias, Custas Judiciais, etc)
  • Indenizações
  • Acordos (com prévia anuência da Seguradora)
  • Despesas Emergenciais
  • Entre Outras

Porém essas coberturas podem ter variações de seguradora para seguradora, por exemplo, existem Seguradoras que amparam processos somente na esfera cível – já outras amparam na administrativa/ética e criminal – algumas ainda contam com coberturas extras como: para restituição de imagem, honorários retidos, entre outros.

A partir de quando começa a valer a cobertura do seguro de responsabilidade civil profissional?

Essa é uma questão bastante relevante e que frequentemente surgem dúvidas a respeito. O seguro de responsabilidade civil profissional é a base de reclamação, ou seja, a data do seu sinistro será sempre considerada a data que o segurado teve ciência da alegada falha e a data do alegado erro precisa necessariamente ter ocorrido dentro da vigência da apólice ou em sua retroatividade (em casos de renovação).

Por exemplo: o profissional contratar um seguro no dia 10/03/2022 – recebe um processo no dia 30/03/2022 referente a um procedimento realizado em 08/01/2022 – haverá cobertura? Não, neste caso não haverá cobertura pois o fato gerador não ocorreu dentro da vigência da apólice. Por isso é recomendado contratar a apólice desde o início de suas atividades – assim você pode exercer sua profissão com tranquilidade e segurança.

O seguro ampara procedimentos estéticos?

Nos últimos anos houve uma crescente procura deste seguro especialmente por profissionais que atuam com área estética, então se você atua nesta área, saiba que é essencial buscar uma seguradora que cubra procedimentos estéticos. E nem todas possuem essa cobertura – portanto fique atento.

Mas existem sim boas opções que irão amparar as falhas ou alegações de falhas resultantes de procedimentos estéticos, porém lembre-se de mencionar sua atuação nesta área.

Quanto custa o seguro de responsabilidade civil profissional para biomédicos?

O valor do seguro irá variar conforme a área de atuação do profissional e a importância segurada contratada – recomendamos que seja contratado no mínimo R$ 200 mil – tendo em vistos os valores pedidos em processos e os altos custos de defesa especializado na área médica.

O custo varia principalmente se o profissional atua ou não na área estética.

Se quiser falar com um corretor especialista, é só clicar aqui.

Outros profissionais da área da saúde que podem contratar o seguro:

  • Médicos
  • Dentistas
  • Farmacêuticos
  • Fisioterapeutas
  • Nutricionistas
  • Enfermeiros
  • Entre Outros