Search
Close this search box.

Blog

Seguro para Painel Fotovoltaico (Energia Solar)

As usinas solares são um dos principais meios de produção de energia alternativa e vêm ganhando espaço no Brasil, gerando energia para diversas residências e empresas.

Produzem energia limpa e renovável a partir da luz do sol. Embora seu investimento inicial seja alto a manutenção é baixíssima,a vida útil é muito longa (mais de 30 anos) e o sol não custa nada.

Com o grande crescimento desse mercado, surgiu então a necessidade de um seguro específico para esses equipamentos que estão expostos a diversos riscos.

Como funciona o Seguro de Painel Fotovoltaico?

O seguro pode ser contratado tanto pela empresa que vende o serviço (RC Instalação e Montagem) quanto pelo proprietário do imóvel que recebeu a instalação do painel (RD Equipamentos). Porém, são modalidades diferentes de seguro.

O seguro de painel solar ou painel fotovoltaico cobre danos de causa externa como vendaval, granizo, raio, desmoronamento, queda de aeronaves, colisão, explosão, roubo (opcional), danos elétricos (opcional), entre outros.

Já o Seguro de RC Instalação e Montagem como o próprio nome já fiz garante os riscos que podem ocorrem no momento da instalação do equipamento solar. Dentre as coberturas do seguro para a instalação e montagem dos painéis fotovoltaicos, há reparos de incêndio ou explosão, danos da natureza, roubo, entre outras.

Além disso, o produto também oferece coberturas adicionais que vão desde erro de projeto, manutenção, equipamentos móveis, ferramentas de pequeno porte, equipamentos de informática, despesas extraordinárias e outros. O seguro também conta com coberturas de responsabilidade civil, como RC Geral Cruzada sem Fundações, RC Geral Empregador e RC Danos Morais.

Quanto custa o Seguro de Painel Fotovoltaico?

O valor do seguro varia conforme o valor do equipamento instalado, é importante possuir nota fiscal dos equipamentos para a contratação do seguro.