Search
Close this search box.

Blog

Seguro Profissional para Dentistas que atuam com Harmonização Facial (HOF)

A harmonização facial está em alta e muitos profissionais da odontologia passaram a se capacitar para atuar nessa área tão procurada pelos pacientes – com isso as Seguradoras tiveram que adaptar seus produtos para atender a alta demanda de seguro de responsabilidade civil profissional para profissionais que atuam com harmonização orofacial – pois até então muitas se limitavam a cobrir os riscos mais comuns como: ortodontia, implantodontia e cirurgia bucomaxilofacial.

Hoje a maioria das Seguradoras já se adequou a esta nova área de atuação dos dentistas, mas é preciso ter aguns cuidados no momento da contratação.

O que o seguro de responsabilidade civil profissional cobre?

Essas são as 3 principais coberturas do seguro – podem haver coberturas adicionais conforme o pacote de cada Seguradora.

Coberturas Básicas

  • Custos de Defesa para eventuais reclamações de pacientes decorrente de falha profissional
  • Indenizações Judiciais
  • Acordos Extrajudiciais (com anuência da Seguradora)

Coberturas Adicionais

  • Atuação como diretor clínico / responsável técnico
  • Atuação com chefe de equipe / preceptor
  • Extensão para pessoa jurídica (conforme regras)

Cuidados na hora de contratar seu seguro de responsabilidade civil profissionais para dentistas que atuam com HOF

  1. Algumas Seguradoras somente cobrem quando o profissional possui título de especialista – porém sabemos que na prática o título não é algo tão fácil de se conseguir – principalmente de uma área tão nova. Então, se você esta atuando com HOF, mas não possui o título de especialista – busque uma Seguradora que não faça essa exigência. Porém, independente de ostentar título, você precisará estar de acordo com as exigências do CFO (Conselho Federal de Odontologia) para que tenha cobertura no seguro. Fique atento a resolução vigente.
  2. Existem Seguradoras que amparam alguns tipos de procedimentos mais comuns como aplicação de toxina botulínica e fios de sustentação, mas não amparam procedimentos mais invasivos como lipo de papada ou bichectomia.
  3. Ainda existem opções que não amparam procedimentos com finalidade estética – estas não devem ser contratadas já que a HOF tem um foco totalmente estético.

Muitas vezes os profissionais da odontologia já possuem uma apólice de seguro e esquecem de avisar a Seguradora sobre a nova área de atuação – essa atualização é muito importante – além de verificar se a seguradora possui restrições de coberturas que possam impactar na sua cobertura.

Outra informação importante – é que nenhuma Seguradora cobre promessa de resultado ou a simples insatisfação de um paciente – já que iria contra o código de ética profissional.

Afinal, qual a melhor opção então?

A verdade é que não existe uma resposta absoluta – para cada caso deve ser analisado individualmente para que seja contratada a opção que irá de fato atender as necessidades do segurado no momento de um eventual processo.

Para fazer uma boa contratação, conte sempre com um corretor especialista. Clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp.

Sugerimos também a leitura do nosso post: Qual o melhor Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Dentistas?