Search
Close this search box.

Blog

Seguro Residencial – Proteja seu imóvel e ganhe benefícios

O que é o Seguro Residencial?

O Seguro Residencial foi feito para garantir o seu patrimônio e superar suas expectativas! Além de todas as coberturas de um completo seguro residencial, com garantias que vão desde danos elétricos, incêndio e roubo até responsabilidade civil, ele oferece vários benefícios para você e sua casa.


Quais as principais coberturas?

  • Incêndio: cobre prejuízos originados por incêndio, queda de raio e explosões. É uma cobertura básica, sem a qual nenhum outro seguro residencial pode ser feito.
  • Roubo e Furto: cobre todos os bens materiais, que compõem o conteúdo do imóvel – eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, móveis, calçados, etc – têm a garantia do seguro. No entanto, dependendo da seguradora, determinados bens podem ser excluídos e/ou só estarão cobertos se relacionados na apólice.
  • Danos Elétricos: cobre estragos em produtos eletroeletrônicos causados por curto-circuito. Muitas vezes, as seguradoras oferecem um serviço de checagem das instalações elétricas, mediante contratação dessa cobertura.
  • Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo, queda de aeronaves, impacto de veículos terrestres e fumaça: é considerado vendaval quando o vento atinge velocidade superior a 54 quilômetros por hora. Se o telhado, as janelas ou qualquer outra parte da sua casa forem danificados, você conta com a garantia de indenização.
  • Vidros: garante a indenização não só de vidros quebrados, mas também de mármores e espelhos, desde que estes estejam fixados em janelas, portas e divisórias, além de prateleiras e molduras.
  • Responsabilidade civil familiar: Garante indenizações que possam ser cobradas, judicialmente, por outras pessoas que tenham sido prejudicadas involuntariamente por você, ou por quem mora ou trabalha na sua casa, ou ainda, por seus animais de estimação.  Esse seguro cobre, ainda, danos físicos causados a outras pessoas por objetos que caiam da janela da sua casa ou por quedas na calçada molhada em frente à sua residência, por exemplo.
  • Acidentes pessoais: A apólice multirrisco pode incluir esse seguro, que garante indenizações até o limite contratado para falecimento e invalidez permanente por acidente ocorrido dentro da residência.
  • Tumultos, greves e lockouts: garante indenização por perdas e/ou danos materiais causados direta e exclusivamente aos bens segurados, inclusive saques desses bens em razão desses eventos.
  • Alagamentos e inundações: cobre perdas e/ou danos materiais em razão de entrada de água na residência em razão de aguaceiro, tromba d’água e/ou chuva bem como enchentes, inundações resultantes exclusivamente do aumento do volume de rios e canais e da ruptura de reservatórios, adutoras e canalizações não pertencentes ao imóvel segurado.
  • Desmoronamento: garante indenização de perdas e/ou danos materiais ocorridos em razão de desmoronamento parcial ou total de imóveis existentes no local segurado causado por qualquer fator, inclusive, convulsões da natureza.

Quais os benefícios oferecidos?

Em geral, as seguradores oferecem serviços hidráulicos, elétricos, desintupimento, substituição de telhas, chaveiro,  conserto de geladeira, freezer, máquina de lavar roupa ou louça, centrífuga de roupas, fogão de gás, micro-ondas, entre outros.

O que não está coberto pelo Seguro?

Esta lista varia de seguradora para seguradora. Em geral, os riscos excluídos são: catástrofes causadas pela natureza, que provoquem calamidade pública, roubo ou furto de dinheiro, cheques, cartões de crédito ou débito,  extravio ou desaparecimento de qualquer bem material da residência;  bicicletas e motonetas;  bebidas, comestíveis, perfumes, cosméticos e remédios; guerra interna ou externa, comoção civil, rebelião e insurreição;  radiações ionizantes ou contaminação pela radioatividade de combustíveis, resíduos ou materiais nucleares; desgaste pelo uso, deterioração, vício de construção, defeito oculto ou mecânico, corrosão, ferrugem e umidade; explosões de gás causadas por corrosão, falta de conservação, desgaste ou negligência do segurado na manutenção da tubulação;  bens materiais de uso profissional; danos morais; prejuízos causados por dolo (atos de má-fé) ou negligência da parte do segurado ou das pessoas que moram ou trabalham na residência.

Quanto custa o seguro residencial?

Você determina livremente a importância segurada da sua casa, para cada uma das coberturas que vai contratar. Esse valor é o limite máximo de quanto a seguradora deverá pagar na indenização de um eventual prejuízo previsto na apólice.

O custo final do seguro depende do valor da sua casa, da localização e do número de coberturas que você escolher. Por isso, identifique exatamente suas prioridades.

Existem seguros específicos e independentes para cobertura de riscos excluídos?

Sim. O mercado oferece várias opções para segurar bens, a princípio, excluídos da cobertura principal e básica. Entre elas, destacam-se seguros para:

• notebooks, transmissores portáteis de rádio, telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos;

• jardins, plantas e projetos de paisagismo;

• joias, obras de arte, tapetes, coleções e raridades;

• veículos, barcos, motos, jet-ski, etc.

 

Referências:
Tudo Sobre Seguros – http://www.tudosobreseguros.org.br/
Porto Seguro Residencial – http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/produtos/imovel/residencia/