Blog / Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

Todo médico em início de carreira deveria se preocupar com isto

seguro-medico

A medicina é uma profissão desafiadora e quem está em início de carreira pode ter muitas dúvidas sobre quais caminhos seguir. Reunimos neste post algumas dicas essenciais para médicos recém formados.

Conheça também nosso e-book: 6 Cuidados que todo médico deve tomar para construir e proteger seu patrimônio.

Separe suas contas físicas e jurídicas

Muitos médicos não sabem exatamente quanto faturam, o quanto gastam com a empresa e o quanto gastam na vida pessoal.

É essencial separar as contas PJ e PF para um ter uma boa gestão dos recursos financeiros. Notamos que os profissionais da área da saúde possuem bastante foco no desenvolvimento e aprimoramento da profissão, o que é ótimo, mas muitas vezes o lado financeiro é deixado de lado e é aí que mora o perigo.

Faça um mapeamento de suas contais pessoais (hoje existem diversos aplicativos que podem auxiliar nessa tarefa), tenha uma conta para sua pessoa física e outra para sua pessoa jurídica no banco – mesmo que você não possua uma pessoa jurídica constituída.

Controle o fluxo de caixa da sua clínica ou consultório, existem diversos softwares que podem auxiliar na gestão financeira. É importante saber quais as despesas mensais da sua empresa e qual o lucro que ela está rendendo.

Depois do levantamento dessas informações, é importante também definir seu pró-labore, ou seja, seu “salário” que seja suficiente parar arcar com seus gastos pessoas e também esteja dentro dos limites da sua empresa.

Se você tiver muita dificuldade em lidar com esse assunto, procure um consultor financeiro. Não deixe as coisas acontecerem ao acaso, mantenha o controle das suas finanças.

Não leve o trabalho para casa

A sua vida pessoal merece tanta atenção quanto a sua vida profissional. Sabemos que os médicos possuem uma rotina atribulada com plantões, consultas, estudos de casos.. Mas lembre-se de reservar um tempo na sua rotina para descansar, aproveitar sua família e amigos.

Mantenha seus momentos de lazer, faça atividades físicas, tenha um hobby e não leve os problemas dos pacientes para casa. Para ser um bom profissional é essencial ter equilíbrio entre a vida profissional e particular .

Esteja preparados para os imprevistos

Saber lidar com imprevistos é uma questão importante do seu planejamento profissional, afinal existem situações que fogem do nosso controle.

Se você sofresse um acidente em uma viagem de férias, teria recursos para manter seu padrão de vida sem poder exercer sua atividade profissional? Ou se, em um exame de rotina, fosse surpreendido com a notícia que é portador de uma doença grave? Teria como arcar com os caros tratamentos?

Para essa e diversas outras situações existem seguros desenvolvidos especialmente para o público médico que garante a sua remuneração mensal em caso de afastamento por motivo de doença ou acidente. Esse seguro é conhecido como DIT (Diária por Incapacidade Temporária) e é bastante difundido entre os profissionais autônomos em geral.

Outra situação que todo profissional da área da saúde deve estar preparado é no caso de demandas judiciais. Por mais que você se prepare durante anos e anos para exercer sua profissão com excelência e responsabilidade, em condições adversas todos estão sujeitos a eventualidades. Para essa situação é importante contar com a proteção do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

seguro de responsabilidade civil geral

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional tem como objetivo amparar o médico no caso de reclamações de pacientes e indenizar o mesmo seja em uma ação judicial ou fazendo um acordo – desde que haja anuência da Seguradora. Por mais que o profissional não tenha culpa, ao receber uma ação judicial precisar arcar com despesas com advogados, perícias e eventuais indenizações.

Os gastos podem ser altos e é difícil estar preparado financeiramente para estar situações. Inclua o seguro no seu planejamento financeiro e esteja preparado para qualquer imprevisto.

Nós preparamos um e-book com 6 cuidados que todo médico precisa tomar para construir e proteger seu patrimônio. Faça o download abaixo!

Baixar E-BOOK