Search
Close this search box.

Blog

Você conhece o Seguro de Responsabilidade Civil para Contadores?

RC-Profissional-Seguro-para-Contador-e1439045525780

Os profissionais de contabilidade  atuam frequentemente em situações que levam ao risco de sofrerem processos de seus clientes, devido a ações ou omissões verificadas no exercício da sua atividade profissional. Neste contexto, o nosso Seguro de Responsabilidade Civil Contador garante mais tranquilidade e proteção para os contabilistas, fornecendo todo o apoio financeiro a estes profissionais, em eventuais contestações  por parte  dos seus clientes.

Qual a finalidade deste seguro?

Este seguro tem a finalidade de reparar danos a terceiros causados por falhas nos serviços prestados pelo nosso segurado. Ou seja, conforme o novo código civil e também o código de defesa do consumidor, caso um serviço prestado pelo contabilista seja considerado defeituoso e o seu cliente faça um pedido de reparação de danos, o cliente pode usar a apólice em substituição ao seu próprio patrimônio para fazer a reparação ou indenização.

Portanto, o seguro é uma eficiente ferramenta para satisfazer duas condições básicas, substituir o patrimônio do nosso segurado nos danos involuntários causados a seus clientes e garantir a reparação do dano ao terceiro prejudicado.

Solicite Sua Cotação de Seguro de RC para Contador

Por que contratar o seguro?

O profissional de contabilidade tem, no exercício da sua atividade profissional, a responsabilidade pela totalidade dos registros numéricos. Ele elabora balanços e demais demonstrativos financeiros, folha de pagamento, orçamentos e demais informações que estejam relacionadas ao ativo ou passivo de uma empresa ou entidade similar. Um trabalho que exige atenção e dedicação, além de habilidade para números e cálculos. Dessa, forma, aqueles que procuram um contador almejam a garantia de um profissional capaz de assegurar não apenas a integridade das operações mas, ainda, a capacidade técnica, o zelo , a diligência e a ética.

É importante ressaltar que as constantes mudanças na legislação contábil brasileira aumentam, significativamente, o desafio dos profissionais de contabilidade quanto ao cumprimento e observância das obrigações acessórias dos inúmeros processos que tramitam no dia-a-dia de um escritório de contabilidade tendo, como consequência, o aumento da possibilidade de ocorrência de erros ou inobservância do cumprimento de determinados normativos legais.

Outro fator relevante é o tempo em que um erro pode levar para ser detectado, visto que, com frequência, pequenos erros só são descobertos após já terem gerado multas de valores expressivos, tornando desafiadora a responsabilidade pela reparação de um dano causado a outrem. Os danos poderão ser morais, materiais ou ambos, em face da relação e a natureza do prejuízo reclamado.

O Seguro de Responsabilidade Civil para contadores garante confiança em saber que seus clientes serão compensados se houverem erros ou omissões.

Quais são as coberturas deste seguro?

As coberturas básicas do seguro são:

  • Danos Materiais e Morais;
  • Perdas Financeiras decorrentes de Sinistros Cobertos;
  • Despesas Judiciais ou arbitrais e Honorários Advocatícios (inclusive para processos disciplinares e criminais, quando decorrente de risco coberto);
  • Extravio, Furto ou Roubo de Documentos de clientes.

Exemplos de Sinistros

  • Perda de Prazo para recolhimento de Impostos
  • Erro de Cálculo;
  • Inobservância de mudanças na Legislação;
  •  Erros ou omissões na emissão de relatórios de auditoria;

Responsabilidades dos Contadores

  • Responsabilidade por conselhos e pareceres
  •  Responsabilidade pela desobediência às legislações
  •  Responsabilidade por informações inexatas no balanço ou omissão de lançamentos na escrituração contábil

Quais são as exclusões do seguro?

Pela característica de cobertura ampla, é fundamental conhecer as excludentes do seguro, as principais são:

  • Atos Dolosos
  • Eventos ocorridos em período anterior ao estabelecido na data retroativa de ocorrência conhecido ou não pelo segurado.
  • Multas Impostas ao Segurado
  • Devolução de Honorários Já Pagos
  • Atos não relacionados à prática de ciências contábeis

*O seguro possui outras excludentes, antes de contratar o seguro leia cuidadosamente todo o contrato.

Quem pode contratar o seguro?

A pessoa física ou a pessoa jurídica – escritórios de contabilidade, desde que devidamente habilitados pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC.

Quanto custa o seguro de RC Contador?

O valor do seguro varia de acordo com o faturamento dos últimos 12 meses – com valores a partir de R$ 900,00 para importância segurada de R$ 100.000,00.

Solicite Sua Cotação de Seguro de RC para Contador