Blog / Seguro Automóvel

Quando tenho direito ao carro reserva no seguro?

Frequentemente recebemos essa pergunta de nossos segurados, mas afinal em quais situações terei direito a utilizar o carro reserva contratado em minha apólice de seguro?

Abaixo explicaremos o funcionamento na prática do carro reserva, mas existem particularidades na contratação de cada Seguradora que devem ser verificados no momento da contratação sempre com a orientação de um profissional capacitado

Bati meu carro e vou acionar meu seguro.

Esse é o caso mais comum e o segurado terá direito ao carro reserva desde que o valor do prejuízo seja superior a franquia do seguro.

Bati meu carro, mas o prejuízo foi pequeno e não irei utilizar o seguro.

Nesse caso o seguro não dá direito ao carro reserva. É necessário que os prejuízos alcancem o valor da franquia para ter direito ao benefício.

Bateram no meu carro e o seguro do terceiro irá pagar o prejuízo do meu carro, não irei acionar a minha apólice de seguro.

A maioria das Seguradoras concedem carro reserva neste caso desde que o prejuízo do seu carro seja superior a franquia da sua apólice. Normalmente é necessário do número do sinistro da outra Seguradora e do orçamento do reparo.

Importante frisar que não são todas as apólices que concedem carro reserva em caso de terceiros, mesmo que você tenha carro reserva na sua apólice. Se esse é um item importante para você, questione seu corretor no momento da contratação se o seu plano contempla esse benefício.

Roubaram meu carro 

Depende, pois existem apólices que dão direito a carro reserva somente em caso de perda parcial. Necessário verificar qual o tipo de carro contratado na sua apólice (perda parcial, perda total ou todos os eventos).

Tive uma pane no carro e terei que deixar ele na oficina

Existem algumas Seguradoras que concedem carro reserva (normalmente por 2 ou 3 dias) nesses casos, desde que o guincho da Seguradora tenha sido acionado para levar o carro até a oficina/concessionária.

Muitas Seguradoras nem oferecem a opção de contratação deste benefício, apenas algumas Seguradoras e nos pacotes mais completos de assistência.

Vou deixar meu carro na revisão

Nesse caso não há direito a carro reserva.

Um detalhe importante também é que para ter direito ao carro reserva o condutor deve possuir pelo menos 21 anos e no mínimo 2 anos de habilitação, além disso a locadora normalmente pede um cheque caução ou cartão de crédito do segurado (o valor é devolvido sempre no momento da devolução do carro, desde que o veículo esteja em perfeitas condições). Essas normas são das próprias locadoras e não das Seguradoras, então pode variar de empresa para empresa.

No momento da contratação do seguro ou da renovação da sua apólice é importante verificar quantas diárias você terá direito e se esse número de diárias é suficiente para a sua necessidade. Alguns segurados possuem dois carros, moram perto do trabalho e conseguem ficar sem carro com mais facilidade, porém se o carro é essencial para você, seja para seu trabalho ou para sua locomoção diária contrate 30 dias de carro reserva ou até mais se você tiver esta opção.

Existem Seguradoras que oferecem opção de carro reserva por tempo indeterminado, ou seja, se o seu carro ficar 6 meses na oficina, você não ficará a pé durante esse tempo. E existem casos, onde existe dificuldade de localização de peças (principalmente em carros importados) o que ocasiona em muita demora para ter seu carro de novo. Pense bem na hora de contratar e consulte sempre um bom corretor.

Solicite Cotação do Seu Seguro Auto