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Sinistro

Comunique imediatamente o seu corretor de seguros, ele é o profissional capacitado que vai passar todas as orientações quanto aos procedimentos de forma personalizada.

Se não conseguir contato com seu corretor no momento do acidente, ligue para a central telefônica 24h da sua seguradora. Esse número você encontra em seu cartão de segurado fornecido junto com a apólice. Nunca se esqueça de carregar o cartão junto ao documento do carro.

Sempre que possível, chame as autoridades de trânsito para fazer o boletim de ocorrência.

Antes de ligar avalie se vai ser necessário reboque para o veículo; a extensão dos danos no carro; endereço completo do local do acidente com ponto de referência e para onde quer que o veículo seja removido. Em algumas seguradoras, você terá direito a apenas uma remoção por evento, neste caso o ideal é remover diretamente para uma oficina credenciada ou outra de sua preferência. Prefira sempre uma oficina credenciada, pois a vistória e a liberação serão mais ágeis nesses lugares. Além disso, algumas seguradoras oferecem benefícios exclusivos nessas oficinas como: desconto ou parcelamento no valor da franquia, diárias de carro reserva, garantia dos serviços prestados, lavagem, polimento, entre outros.

Em acidentes envolvendo outros veículos é importante definir quem foi o causador. Quando a culpa é do segurado é dado todo atendimento ao terceiro. Algumas seguradoras fornecem o reboque ao terceiro também, caso a sua seguradora não forneça, existem duas possibilidades:

O proprietário do veículo terceiro usa o serviço da sua seguradora ou, se não tiver seguro, chama um serviço de guincho particular. Essa despesa será reembolsada posteriormente.

A oficina escolhida para efetuar os reparos pode buscar o veículo sem qualquer custo.

Se o terceiro for o causador do acidente, verifique se o mesmo possui seguro. Seu veículo poderá ser atendido pelo seguro do terceiro. Caso ele não possua, acione seu seguro mesmo sem ser considerado culpado e o atendimento será exclusivo a você.

Quando ligar, pergunte ao atendente se você possui direito a taxi e informe se tem mais pessoas junto ou bagagem.

Depois das primeiras providências é hora da comunicação do sinistro propriamente dito. Novamente sugerimos acionar o seu corretor de seguros, mas o registro pode ser feito pelo próprio segurado por telefone ou pela internet.

Acima de tudo, em caso de sinistro mantenha a calma. Acidentes acontecem e o fato de você possuir seguro é a garantia de evitar muitos transtornos.

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