Search
Close this search box.

Blog

Existe seguro viagem que cobre quarentena em caso de covid19?

Nessa semana surgiu na internet a notícia de um casal que levou um prejuízo de R$ 22 mil ao viajar para Maldivas e terem positivado para covid19 no retorno para o Brasil – o que os obrigou a ficar no país cumprindo quarentena até que possam retornar com o teste negativo.

O casal havia contratado seguro viagem com cobertura para covid19 – porém não se atentaram ao fato de que o seguro só cobria situações decorrentes de despesas médicas e hospitalares decorrentes da pandemia e não em caso de quarentena.

A situação criou um alerta para muitos viajantes – e nessa semana recebemos inúmeras perguntas sobre qual Seguradora teria cobertura para remarcação de passagens e hospedagem – por isso resolvemos fazer essa post para esclarecer a situação.

Existe Seguradora que cobre quarentena, hospedagem e remarcação de passagem se o passageiro positivar para covid19 no momento do retorno da viagem?

No Seguro Viagem da Porto Seguro não existe uma cobertura específica para quarentena, mas nos casos em que um cliente estiver com covid-19, orientamos que apresente o teste positivo confirmando a contaminação pelo vírus para, durante o período em que estiver com a doença, ter cobertura para o que for decorrente da Covid-19, incluindo hospedagem (conforme diárias disponibilizadas no plano) e remarcação de passagem (apenas uma vez).

Portanto, Porto Seguro é a opção que estamos recomendando aos nossos clientes para viagens nesse período ainda incerto com a pandemia.

Confira as principais dúvidas sobre o Seguro Viagem da Porto Seguro em relação a Covid19.

Se um passageiro for diagnosticado com Covid-19 pode solicitar o acionamento da cobertura de Cancelamento da Viagem?

Sim, desde que apresente o teste positivo confirmando a contaminação pelo virus, antes do início da viagem.

O seguro tem cobertura para o exame de PCR?

Não. O teste para covid-19, exigido pelas Companhias aéreas, não tem cobertura no seguro viagem, sendo de responsabilidade do passageiro os custos com esse procedimento.

Um passageiro tem cobertura se for diagnosticado com Covid-19 e não conseguir retornar para casa por ter que cumprir quarentena?

Quando um passageiro testa positivo para Covid-19 antes de embarcar, significa que ficou doente dentro do período de vigência da apólice. Nesse caso, orientamos que apresente um teste positivo confirmando a contaminação pelo
vírus, para devida comprovação, dessa forma, terá cobertura para as situações decorrentes da doença até estabilização do quadro clínico e retorno a domicílio.

Se um passageiro testar positivo para covid-19, mas não apresentar sintomas. Tem cobertura para quarentena?

Sim, desde que apresente o resultado do teste positivo. Dessa forma, ficará disponível a cobertura de hospedagem* e remarcação de passagem (apenas uma vez) de acordo com o plano contratado. Orientamos que um novo teste para covid-19 seja feito entre 5 e 7 dias após o resultado positivo, para o retorno da viagem.

Se apenas um cliente testar positivo para para covid-19, mas os familiares que estão em viagem não. Tem cobertura?

Como o seguro viagem é individual, caso o segurado esteja doente, terá cobertura, após apresentação do teste positivo, mas os familiares não. Orientamos que a família retorne ao Brasil para que não seja infectada e cumpra com as exigências da OMS. Se necessário acompanhante para menores de idade, é preciso realizar uma nova contratação para extensão da vigência da apólice (com até 48h de antecedência do término da apólice atual).

Qual parte da Condição Geral apresenta a cobertura para Covid-19?

Não existe uma cobertura específica para Covid-19 no seguro viagem. A doença passou a ser considerada para atendimento dentro das proteções que cobrem doença. A partir do dia 8/10/2021, a informação descrita na apólice é:

“Condição Especial/Particular do Seguro Viagem Individual (para eventos vinculados direta ou indiretamente ao Covid-19): item 5 – Riscos Excluídos, a alínea ‘c’ do item 5.1 da referida Condição Geral, onde são excluídos eventos decorrentes de epidemias ou pandemias declaradas por órgãos competentes, não será aplicada para os casos decorrentes de COVID-19, observando-se os demais termos e coberturas contratadas.”

Como contratar o seguro viagem pela Porto Seguro?

É possível simular e contratar todos os planos da Porto Seguro clicando aqui.