Blog / Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

Seguro Profissional para Dentistas que atuam com Harmonização Facial

A harmonização facial está em alta e muitos profissionais da odontologia passaram a se capacitar para atuar nessa área tão procurada pelos pacientes – com isso as Seguradoras tiveram que adaptar seus produtos para atender a alta demanda de seguro de responsabilidade civil profissional para profissionais que atuam com harmonização orofacial – pois até então muitas se limitavam a cobrir os riscos mais comuns como: ortodontia, implantodontia e cirurgia bucomaxilofacial.

Hoje a maioria das Seguradoras já se adequou a esta nova área de atuação dos dentistas, mas é preciso ter aguns cuidados no momento da contratação.

O que o seguro de responsabilidade civil profissional cobre?

Essas são as 3 principais coberturas do seguro – podem haver coberturas adicionais conforme o pacote de cada Seguradora.

Coberturas Básicas

  • Custos de Defesa para eventuais reclamações de pacientes decorrente de falha profissional
  • Indenizações Judiciais
  • Acordos Extrajudiciais (com anuência da Seguradora)

Coberturas Adicionais

  • Atuação como diretor clínico / responsável técnico
  • Atuação com chefe de equipe / preceptor
  • Extensão para pessoa jurídica (conforme regras)

Cuidados na hora de contratar seu seguro de responsabilidade civil profissionais para dentistas que atuam com HOF

  1. Algumas Seguradoras somente cobrem quando o profissional possui título de especialista – porém sabemos que na prática o título não é algo tão fácil de se conseguir – principalmente de uma área tão nova. Então, se você esta atuando com HOF, mas não possui o título de especialista – busque uma Seguradora que não faça essa exigência.
  2. Existem Seguradoras que amparam alguns tipos de procedimentos mais comuns como aplicação de toxina botulínica e fios de sustentação, mas não amparam procedimentos mais invasivos como lipo de papada ou bichectomia.
  3. Ainda existem opções que não amparam procedimentos com finalidade estética – estas não devem ser contratadas já que a HOF tem um foco totalmente estético.

Muitas vezes os profissionais da odontologia já possuem uma apólice de seguro e esquecem de avisar a Seguradora sobre a nova área de atuação – essa atualização é muito importante – além de verificar se a seguradora possui restrições de coberturas que possam impactar na sua cobertura.

Outra informação importante – é que nenhuma Seguradora cobre promessa de resultado ou a simples insatisfação de um paciente – já que iria contra o código de ética profissional.

Afinal, qual a melhor opção então?

A verdade é que não existe uma resposta absoluta – para cada caso deve ser analisado individualmente para que seja contratada a opção que irá de fato atender as necessidades do segurado no momento de um eventual processo.

Para fazer uma boa contratação, conte sempre com um corretor especialista. Clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp.

Sugerimos também a leitura do nosso post: Qual o melhor Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Dentistas?

Seguro de RCP Para Dentistas Quero uma Cotação