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Seguro RCP para Cartórios, Notários e Tabeliões

seguro de responsabilidade civil profissional para cartórios, tabelioes e registradores.

Já pensou estar no exercício de sua profissão em cartórios, como notários, tabeliões e registradores, ou ter um cartório e ocorrer algum erro – tendo em vista que todos estamos sujeitos a isso – e acabar resultando em algum processo de responsabilidade civil?

Essa situação é possível de acontecer, porém, o ideal não é esperar que ela aconteça para só depois tomar providências, é preciso tomar medidas para que caso aconteça você não saia prejudicado.

Portanto, uma forma de se resguardar de possíveis problemas é com contratando um seguro RCP para cartórios, notários e tabeliões.

Desse modo, caso você esteja em busca desse seguro ou quer saber mais sobre ele, acompanhe as informações seguintes.

Solicite uma cotação de seguro RCP Cartórios, Notários e Tabeliões.

Seguro de responsabilidade civil profissional para cartórios

Quem trabalha como notários, tabeliões e registradores, ingressa nessa profissão mediante a concurso público e títulos, de modo que exerce atribuições por delegação do poder público e, este trabalho pode ser bastante importante para solucionar situações legais de outras pessoas.

É nesse ínterim que, como pessoas, todos estamos sujeitos a falhas e erros, algo que acontece em todas as profissões, mas algumas em detrimento de outras podem ter consequências graves.

Portanto, cometer alguma falha ou equivoco no exercício das atividades da profissão dos notários, tabeliões e registradores, pode gerar prejuízos, por isso é tão importante se resguardar de momentos como esse.

Diante dessa perspectiva, não são raras as ocasiões em que cidadãos acabam questionando os profissionais do cartório por prejuízos que sofreram devido ao reconhecimento de firma indevida, erros na emissão ou autenticação de documentos, etc.

É nesse ponto que surge, como estratégia de proteção, o seguro de responsabilidade civil profissional (RCP) para cartórios, notários e tabeliões.

O que é o seguro de RCP para cartórios?

Como o próprio nome já pressupõe, trata-se de um seguro que visa garantir que cartórios, notários, tabeliões e registradores possam contar com o amparo de um apólice de seguro para reparar danos que tenha causado a terceiros em função de seu exercício profissional.

Essa proteção é uma medida pensada pela CNR, ou Confederação Nacional de Notários e Registradores, para assegurar o patrimônio do profissional que possui grande responsabilidades.

Um detalhe interessante, que vale ressaltar, é que o seguro RCP para cartórios pode ser contratado tanto pela pessoa física quanto como pela pessoa jurídica.

Nesse ponto, o seguro de responsabilidade civil profissional para notários e tabeliões e registradores, também assegura financeiramente ao segurado, tendo em vista que evita processos judiciais que podem ser custosos e, consequentemente, comprometer as finanças.

Quais os riscos cobertos pelo RCP para cartórios

Como estratégia de proteção para os titulares de serviços notariais e de registro, o seguro de responsabilidade civil profissional para cartórios tem a medida de cobrir custos de defesa, corregedoria, indenizações, acordos e reparação de danos.

Para você entender melhor, listamos abaixo as principais coberturas que, normalmente, são cobertos por esse tipo de seguro, mas vale ressaltar que é importante você conferir a cobertura de cada Seguradora, pois pode haver diferença entre elas.

  • Responsabilidade civil profissional
  • Responsabilidade solidária
  • Dano moral
  • Difamação, calúnia e injúria
  • Propriedade intelectual
  • Extravio, roubo ou furto de documentos
  • Ato desonesto de empregados
  • Custos de restituição de imagem
  • Despesas de defesa e processos administrativos, cíveis e criminais
  • Pedido de ressarcimento de terceiros e mediação
  • Custas emergências

No geral, são esses os riscos cobertos pelos seguros de RCP para cartórios, tabeliões e registradores. É válido ressaltar que, normalmente, não há necessidade de entrar com ação judicial para acionar o seguro.

Sendo assim, caso um terceiro manifeste que sofreu algum prejuízo decorrente de um erro profissional, o segurado já poderá entrar em contato com o seguro e ver os procedimentos para fazer um acordo (desde que seja possível comprovar o mesmo e que haja anuência da Seguradora).

Como contratar um seguro de responsabilidade civil profissional para cartórios?

Para contratar o seguro é necessário buscar uma corretora de seguros de confiança que possua conhecimento na área de responsabilidade civil profissional para que ela lhe ofereça as melhores alternativas para a sua proteção.

A informação que mais influencia na precificação do seguro de responsabilidade civil para cartórios é o faturamento anual. É baseado nele que a Seguradora analisa as probabilidades de falhas acontecerem. Afinal, quanto maior a sua empresa, mais riscos ela corre.

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Perceba que, atualmente, é muito importante ter um seguro que resguarde os notários, tabeliões e registradores de situações difíceis, seja por erros imprevistos ou mesmo por calúnias cometidas por terceiros.

Portanto, esperamos que com este post você tenha obtido as respostas para suas dúvidas e que tenhamos contribuído para você compreender melhor sobre o este seguro e sua importância para cartórios e profissionais.

Caso ainda tenha dúvidas, contate-nos! Ficaremos felizes em poder solucioná-las.