Blog / Seguro Automóvel

Como Contratar Seguro de Carro em Ponta Grossa?

As notícias de aumento de roubo de veículos em Ponta Grossa aumentam a cada ano, infelizmente como na grande maioria do país a criminalidade está cada vez mais assustadora, números de roubos e furtos crescem e o seguro do carro acaba sendo um produto cada vez mais essencial.

Como Contratar Seguro de Carro em Ponta Grossa?

Primeiro Passo

O primeiro passo é encontrar uma Corretora de Seguros capacitada para entender as suas necessidades e encontrar o seguro ideal para você. É Importante entender a diferença entre uma Corretora de Seguros e uma Seguradora.

Diferença entre Corretora de Seguros e Seguradora

O Corretor de Seguros é o profissional habilitado a comercializar seguros de diversas modalidades junto as Seguradoras. A Sistema Sul Seguros, por exemplo, é uma Corretora de Seguros que trabalha com diversas Seguradoras para encontrar a melhor solução no existente no mercado para os seus clientes. É através da Corretora de Seguros que o cliente tem acesso as diversas opções de Seguradoras do mercado.

Já as Seguradoras vendem seus produtos/seguros através dos Corretores de Seguros. São exemplos de Seguradoras: Allianz, Azul Seguros, Aliro, Liberty, Mapfre, Alfa, Aig, Mitsui, Porto Seguro, Itau, Bradesco, Sul América, Zurich, Tokio Marine, entre outras.

As Seguradoras não comercializam seu produto diretamente ao cliente final, somente através do corretor e é comum que os clientes façam confusão entre Corretor de Seguros e Seguradora, mas é importante entender a diferença entre eles.

Outra dica importante é consultar se a Corretora de Seguros está devidamente habilitada para operar, temos um post que explica passo-a-passo como é feita esta consulta. Se quiser ler, clique aqui.

SOLICITE AQUI SUA COTAÇÃO DE SEGURO AUTO

Segundo Passo

O Corretor de Seguros irá lhe fazer uma série de perguntas a respeito do veículo a ser segurado e dos seus condutores. Todas as questões influenciarão diretamente no preço do seguro e também num eventual sinistro (momento de acionamento do seguro), é importante passar todas as informações com clareza e objetividade, pois é através destas informações que o corretor irá buscar as opções para o seu seguro.

O valor do seguro irá variar de acordo com o modelo do veículo, custo médio de reposição de peças do veículo, índice de roubo do veículo e também de acordo com os dados do condutor como: idade, sexo, estado civil, questões relacionadas a garagem na residência, trabalho, estudo,  existência de condutores jovens e tipo de utilização do veículo (comercial, particular, transporte de passageiros, etc).

Existem informações que tornam o seguro mais caro, como por exemplo, a existência de condutores menores de 26 anos – mesmo que eventuais. Porém, caso a informação seja omitida no momento do sinistro a indenização pode ser negada em função da omissão.

Caso você já tenha um seguro e queira cotar a renovação do seu seguro, as informações da apólice anterior também são essenciais, pois nela consta a classe de bônus que você tem direito, fator que pode dar até 40% de desconto no seguro (em clientes que possuem seguro há mais de 10 anos, por exemplo).

Terceiro Passo

Agora é a vez da Corretora de Seguros ir em busca da melhor alternativa para você, a nossa corretora trabalha com mais de 14 Seguradoras no ramo de Automóvel, então nesse momento iremos consultar cada uma delas para levar até o nosso cliente ou futuro clientes as opções disponíveis no mercado. Normalmente o corretor irá apresentar apenas 1 ou 2 Seguradoras, aquelas que apresentaram o melhor custo/benefício de acordo com a necessidade do cliente.

O preço entre as Seguradoras pode variar bastante, em alguns casos, chega a ser o dobro. Então é desnecessário apresentar todas essas opções, o papel do corretor é filtrar as opções que irão de acordo com o seu perfil.

Quarto Passo

O corretor irá apresentar as opções e agora é a hora de tirar as duvidas, entender o funcionamento do seguro, especialmente para quem está contratando pela primeira vez. O contrato de seguro é longo e normalmente o cliente tem diversas dúvidas sobre o funcionamento das coberturas. Nesse momento questione o corretor todos os pontos para que você contrate o seguro do seu carro com total confiança.

Após a definição da Seguradora e das Coberturas contratadas, a sua proposta de seguro será efetivada e nos casos de seguro novo a Seguradora solicitará uma vistoria previa do carro e quando se tratar de renovação dentro do prazo a vistoria normalmente é dispensada (exceto para algumas situações, exemplo: veículo com mais de 10 anos).

A Seguradora tem o prazo de até 15 dias para aceitar ou negar sua proposta de seguro, durante esse período o corretor acompanhará até que sua proposta seja emitida e gere uma apólice de seguro.

SOLICITE AQUI SUA COTAÇÃO DE SEGURO AUTO

Mas, a partir de quando estou segurado?

Essa questão varia de Seguradora para Seguradora, mas normalmente após a efetivação da proposta (feita pelo corretor) e a realização da vistoria normalmente o veículo encontra-se com cobertura. Porém, é importante que a primeira parcela seja quitada dentro do prazo também, normalmente quando não há pagamento da primeira parcela, a Seguradora entende com desistência do seguro e cessa a cobertura imediatamente.

E se a Seguradora negar meu seguro?

A Seguradora terá até 15 dias para se manifestar quanto a aceitação ou recusa do seguro. Caso seja negado, normalmente existe uma cobertura de 48 horas para que o cliente/corretor encontrem uma nova opção para o seguro. Se não for possível manter o seguro na mesma Seguradora e você já quitou a primeira parcela, não se preocupe, ela será devolvida em sua totalidade.

Em quais casos meu seguro pode ser negado?

Situações comuns de recusa da Seguradora são: veículos rebaixados ou com suas estruturas alteradas, veículos com avarias, veículo provenientes de leilão, documento do veículo irregular, entre outros.

Nesses casos é necessário regularizar o veículo e tentar fazer o seguro novamente. Seu corretor de seguros será o responsável por passar as informações referentes aos procedimentos.

Mas afinal, qual o melhor seguro de carro em Ponta Grossa?

O melhor seguro será aquele que se encaixar melhor na sua necessidade com o profissional que te passar mais segurança no momento da contratação, o seguro é um produto bastante personalizado e pode ser montado de acordo com as suas preferências.

Mas é importante poder contar com uma Seguradora de confiança e um Corretora que possua estrutura para atendê-lo no momento em que você precisar.

SOLICITE AQUI SUA COTAÇÃO DE SEGURO AUTO