Entenda as principais modalidades de contratação do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional e para que tipo de atividade o Seguro é indicado. Primeiro, vamos definir o que é Responsabilidade Civil: uma empresa ou pessoa é obrigada por lei a reparar danos que causa a terceiros, sejam eles outras empresas ou pessoas. Esse é o conceito básico dessa modalidade de seguro: reparar danos causados a terceiros.
RC Operações
É uma das coberturas onde estão amparados os danos causados à terceiros originados nos locais de propriedade do segurado. Exemplo de Sinistro: Um incêndio originado em um comércio atinge seus vizinhos causando danos. A responsabilidade será atribuída à empresa.
RC Produtos
Ampara os danos causados a terceiros por produtos pelos quais o segurado é responsável depois de terem sido entregues aos seus clientes. Exemplo de Sinistro: Um defeito em uma máquina de lavar roupas iniciou um incêndio que causou danos à uma residência. Os custos de reparo são amparados por esta cobertura.
RC Prestação de Serviços em Locais de Seguros
Cobertura dos danos causados a terceiros, nos locais em que o segurado preste serviços e durante a prestação de tais serviços. Exemplo de Sinistro: Um prestador de serviços, ao fazer a manutenção de encanamento, acidentalmente quebrou um cano e gerou um alagamento. As despesas geradas pelo acidente são amparadas por esta cobertura.
RC Obras
Relacionada aos danos causados a terceiros, durante a realização de obras civis e/ou serviços de montagem/desmontagem e instalação em locais de terceiros. Exemplo de Sinistro: Um operário, ao fazer a instalação do ar condicionado, acidentalmente quebrou uma janela com uma escada. As despesas geradas pelo acidente são amparadas por esta cobertura.