Qual a importância dos seguros para o ramo de engenharia?
Qualquer atividade econômica envolve diversos desafios e são grandes os riscos de atrasos e prejuízos. Quando falamos de construção, reforma ou ampliação, os transtornos e as perdas podem atingir a vida de muitas pessoas, além de cifras milionárias e danos irreparáveis.
Os Seguros de Riscos de Engenharia e de Responsabilidade Civil Obras são investimentos fundamentais para as empresas do segmento de construção, de qualquer tipo ou porte, pois garantem a continuidade do negócio, seja para reparar um dano material causado por um incêndio ou ressarcir gastos relativos a danos causados a terceiros .
Este produto atende de pequenas reformas e ampliações residenciais a grandes empreendimentos imobiliários e megaprojetos de infraestrutura. De acordo com Sidney Cezarino, diretor de Property, Riscos de Engenharia, Riscos Diversos e Energy da Tokio, “É uma das modalidades com leque de coberturas mais amplo, justamente em reconhecimento à diversidade de situações que podem ocorrer durante uma obra”.
Conheça as soluções de seguro para o ramo de Engenharia
- Riscos de Engenharia: Ampara danos físicos decorrentes de acidentes de origem súbita e imprevista ocorridos em uma obra
- Responsabilidade Civil Obras (RC Obras): ampara danos materiais e corporais causados a terceiros em decorrência de acidentes ocorridos durante a execução da obra.
- Seguro Garantia de Execução: garante a execução de um contrato, muito exigido por órgãos públicos.
- Seguro de RC Profissional para Engenheiros e Arquitetos (E&O): garante a defesa e eventuais indenizações de engenheiros e arquitetos por falhas profissionais.
Os seguros atendem pessoas físicas e jurídicas, sendo os principais contratantes construtores, incorporadores, consórcios e empresas do ramo de Engenharia em geral, e abrange as mais diversas modalidades do segmento, como:
- Geração, transmissão e distribuição de energia: parques eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricas e termoelétricas;
- Infraestrutura: portos, aeroportos, rodovias, sistemas ferroviários e metroviários, saneamento básico, pontes e viadutos;
- Produção de biocombustíveis: álcool, biodiesel e biogás;
- Indústrias: Alimentícias – açúcar e conservas; Bens de consumo – eletroeletrônica, metalúrgica, automotiva e plásticos;
- Indústria de base: papel e celulose; petroquímica (on shore); cimento e mineração a céu aberto;
- Sistemas logísticos: armazéns em geral;
- Empreendimentos residenciais verticais e horizontais, edifícios comerciais, condomínios, ginásios, estádios, escolas, hotéis, shoppings centers;
- Ampliações e reformas em geral.
Principais Coberturas de Riscos de Engenharia
A cobertura básica abrange danos da natureza, incêndio, explosão, testes/comissionamento, roubo entre outros danos físicos e estão disponíveis diversas coberturas adicionais, como:
- Responsabilidade Civil Geral e Cruzada (empreiteiros/subempreiteiros) do construtor.
- Erro de projeto/riscos do fabricante com it-self.
- Despesas extraordinárias.
- Despesas de desentulho.
- Propriedades circunvizinhas (outras propriedades existentes do Segurado).
- Afretamento de aeronaves.
- Manutenção simples e ampla.
- Equipamentos móveis e estacionários
- Perda de lucro esperado (ALOP).
RC Obras
O Seguro de RC Obras é um seguro que pode ser contratado na mesma apólice do Riscos de Engenharia ou de forma separada.
Com apenas quatro informações (localização, escopo da obra, valor em risco e prazo) é possível fazer uma cotação de seguro.