Conheça quais as especialidades que mais receberam processo nos últimos anos.
Segundo estudos, nos últimos 10 anos, o aumento de processos judiciais contra médicos e hospitais superou a margem de 1.600%, porém algumas especialidades se destacaram dentro desta estatística. Conheça as especialidades que mais receberam processo:
1 – Obstetrícia
São causas frequentes de notificações judiciais contra obstetras:
- Intercorrências no parto, óbito de recém-nascido, natimorto, óbito materno ou ainda óbito materno e fetal.
- Problemas no acompanhamento, medicação errada, perda de datas de exames importantes (como translucência nucal), má indicação para tipo de parto mais apropriado, não observância de sintomas abortivos como eclâmpsia, trombofilia, insuficiência istmo-cervical, entre outros.
- Esterilização: laqueadura com ou sem autorização da paciente.
2 – Cirurgia Plástica
São causas frequentes de notificações judiciais contra cirurgiões plásticos:
- Resultado insatisfatório: por mais que muitas vezes não ocorra erro médico, o paciente pode se sentir prejudicado quando o resultado final fica aquém de suas expectativas.
- Falta de acompanhamento no pós-operatório.
- Omissão e negligência médica.
Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para médicos
3 – Clínica Médica
São causas frequentes de notificações judiciais contra clínicos médicos:
- Erros de Diagnóstico
- Erros em Procedimentos
- Erros em Receituários
Outras especialidades que também possuem uma alta demanda judicial são: cirurgiões em geral (coloproctologista, otorrinolaringologista, cirurgiões cardíacos, cirurgiões pediátricos, ortopedista, entre outros) e anestesistas.
Como se prevenir de uma ação judicial?
- Realize uma anamnese completa, sempre questione tudo o que pode ser pertinente para dar um diagnóstico.
- Tenha uma conduta humanizada e pautada no respeito e empatia pelo paciente.
- Preencha adequadamente e com informações detalhadas o prontuário médico, ele será seu maior aliado no caso de um processo judicial.
- Faça registros dos tratamentos, especialmente em tratamentos estéticos.
- Solicite acompanhantes ao realizar exames com um contato mais próximo do paciente
Seguro de Responsabilidade Civil Profissional
Muitos processos contra médicos e demais profissionais da saúde são desencadeados por erros, porém existem muitas ações infundadas que podem acarretar a responsabilização do profissional da saúde da mesma forma. Por mais que o profissional não tenha cometido nenhuma falha, essas ações trazem prejuízos financeiros graves para provar sua inocência, como despesas com advogado, perícia e custas processuais.
Além disso com as informações e notícias espalhadas pelas mídias e redes sociais, qualquer assunto polêmico fica em evidência, podendo acarretar em danos a imagem do profissional.
o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é a forma que os profissionais têm de minorar o impacto de um processo judicial. Seu principal objetivo é reembolsas os valores gastos para a defesa e possível indenização – em caso de perda da ação.