Search
Close this search box.

Blog

Seguro RC Veterinário: como funciona, quanto custa e como contratar

Seguro RC Veterinário

Se você é um veterinário, sabe o quão importante é ter o melhor cuidado possível para garantir a saúde e o bem-estar de seus pacientes. Infelizmente, mesmo com os melhores cuidados, podem ocorrer intercorrências nos procedimentos. E é por isso que muitos profissionais optam por adquirir um seguro de responsabilidade civil profissional veterinária (RC) para se resguardar em casos imprevistos que possam gerar desgaste a sua imagem profissional. Neste post, vamos explicar como o seguro RC veterinário funciona, quanto custa e como contratá-lo.

Como funciona o seguro RC veterinário?

O seguro RC veterinário funciona da seguinte maneira: se alguma intercorrência ocorrer num atendimento ou cirurgia veterinária e causar danos ao animal (como seu óbito ou perda de alguma parte do corpo e/ou funcionalidade) – você certamente sofrerá uma alegação de falha profissional – o que pode resultar em uma reclamação no seu conselho de classe ou ainda numa ação judicial.

Se isso ocorrer, você precisará arcar com custos de defesa (honorários advocatícios, perícias, custas judiciais), acordos ou indenizações – e tudo isso pode custar muito caro – por isso o seguro de responsabilidade civil profissional é a melhor forma de se precaver caso uma situação desta natureza aconteça.

Em resumo: o seguro irá garantir o pagamento dos seus custos de defesa, acordos e indenizações em razão de alegação de falha profissional (falhas exclusivamente relacionadas ao seu atendimento como médico veterinário).

É importante lembrar que, como qualquer outro tipo de seguro, o seguro RC veterinário pode ter exclusões e limitações. Por exemplo, algumas Seguradoras podem não cobrir danos causados por certas raças de animais de ou danos resultantes de atividades consideradas de alto risco. Portanto, caso você atue em algum nicho especifico ou diferenciado, não deixe de mencionar no momento da contratação e certifique-se de ler atentamente os termos e condições da política antes de comprar.

Quanto custa o seguro RC veterinário?

O custo do seguro RC veterinário pode variar dependendo de vários fatores, quando se trata de um seguro de pessoa jurídica é avaliado o faturamento da clínica, bem como sue histórico de processos.

Portanto não é possível determinar um valor sem antes entender melhor o risco e real necessidade de cada segurado.

Como contratar o seguro RC veterinário?

Busque uma corretora de seguros que possua experiência na área de responsabilidade civil profissional, pois os seguros de responsabilidade civil possuem particularidades (pra começar são a base de reclamação e não de ocorrência) e exigem um conhecimento especifico para sua comercialização.

A Sistema Sul Corretora de Seguros, possui uma equipe especialista em seguros profissionais, e poderá te orientar quanto a contratação do seguro ideal – se deseja falar com um de nossos corretores clique aqui.