É difícil saber ou prever se seremos vítimas de alguma doença grave. Sendo assim, ter um seguro para doenças graves é muito importante. Mesmo com uma vida saudável e com cuidados, algumas pessoas podem ser acometidas por essas doenças.
Sabendo disso, a cobertura para doenças graves prevê amenizar os efeitos dessas situações e manter o padrão de vida familiar proporcionando mais segurança e tranquilidade durante esses momentos. Quer saber como funciona esse tipo de cobertura? Então, leia este post até o seu final.
O que é a cobertura de doenças graves?
A cobertura de doenças graves é uma cobertura acessória ao seguro de vida – ou seja, de contratação opcional, mas bastante recomendada.
Com ele o segurado recebe 100% do valor contratado caso seja diagnosticado com alguma doença grave. Com a indenização o seguradora poderá arcar com os custos de tratamentos, consultas, medicamentos, entre outros.
Importante citar que essa indenização não é um reembolso de despesas médicas e poderá ser utilizada da forma que o segurado preferir. Muitos segurados optam em fazer uma viagem em família – ou realizar aquele sonho que estava parado. Já que muitos profissionais da saúde afirmam que cuidar do psicológico é tão importante quanto realizar os tratamentos indicados.
Para quem o seguro de vida com cobertura para doenças graves é indicado?
Estima-se que 1 a cada 5 brasileiros será diagnosticado com câncer e que 1 a cada 5 infartos acontecerá com alguém entre 20 e 40 anos.
Uma doença grave pode acometer tanto jovens como adultos e idosos. Muitas vezes essas pessoas são responsáveis pela parte financeira da família. Dessa forma, o seguro para doenças graves pode ser essencial, pois um evento inesperado desses pode prejudicar a estabilidade financeira de toda família.
Para pessoas mais novas, esse seguro serve como um suporte financeiro no tratamento dessas doenças. Evitando assim, o comprometimento da renda familiar.
Na prática a cobertura de doenças graves é indicado para todos os segurados entre 18 e 65 anos – especialmente por não ter um custo tão elevado e garantir uma boa segurança em momentos difíceis,
Coberturas do seguro de vida para doenças graves
Cada Seguradora dispõe de um pacote de doenças amparadas, portanto é sempre necessário verificar o plano de cada uma. Muitas vezes a variação de valores se deve ao número de doenças cobertas, existem planos que cobrem 5 doenças e planos que cobrem até 17 doenças. Veja abaixo as principais:
- Câncer;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Infarto Agudo do Miocárdio;
- Alzheimer;
- Paralisia de membros;
- Transplante de órgãos;
- Esclerose múltipla;
- Insuficiência renal terminal;
- Cirurgia de revascularização.
- Entre outras
Para cada doença existem carências aplicadas que normalmente variam de 90 até 180 dias.
Como receber a indenização do seguro?
Depois do diagnóstico de alguma das doenças graves, que é coberta pelo seguro de vida, é necessário informar a seguradora para ter direito a esse pagamento.
Normalmente é preciso apresenta o relatório médico e exames que indiquem e atestem a condição do paciente para comprovar a doença. Através desse documento, cada seguradora irá realizar os procedimentos próprios de acordo com suas regras.
A indenização ocorre normalmente em até 30 dias após diagnóstico e a apresentação dos documentos necessários.
Qual o limite de idade para ter um seguro para doenças graves?
As seguradoras estabelecem um limite de idade para a contratação e utilização desse produto. Esse limite costuma variar entre 65 e 70 anos.
A cobertura também se encerra após a primeira utilização, ou seja, caso ocorra o diagnóstico por duas doenças amparadas – a indenização não será paga em duplicidade. A cobertura também se encerra quanto o segurado completar a idade limite do produto – normalmente 70 anos.
Quanto custa a cobertura de doenças graves?
O valor desta cobertura varia de acordo com a idade do segurado, quanto mais jovem for, mais barato será.
Além disso, no momento da contratação sempre haverá uma Declaração Pessoal de Saúde, não sendo possível contratar para condições pré-existentes. Portanto é recomendando contratar ainda jovem para não ficar restrito no futuro.
Qualquer pessoa pode contratar a cobertura de doenças graves?
Desde que esteja entre a faixa etária aceita na Seguradora e que esteja em boas condições de saúde no momento da contratação – qualquer pessoa poderá fazer a contratação desta cobertura.
Quais as Seguradoras que atuam com a cobertura de doenças graves?
Diversas Seguradoras comercializam essa cobertura junto com o seguro de vida, entre elas:
- Liberty Seguros
- Porto Seguro
- Tokio Marine
- Mongeral
- Prudential
- Entre outras
Por que ter um seguro para doenças graves?
O primeiro motivo para que você adquira esse seguro é poder contar com um suporte financeiro que irá te auxiliar no pagamento de tratamentos e medicamentos. Eles serão essenciais em situações de doenças graves.
Esse seguro também possui um preço acessível e que cabe no seu bolso. Por um baixo valor mensal sua família e você podem contar com uma proteção em diversas situações. Pelo momento atual que estamos enfrentando no nosso país, onde muitas pessoas não possuem pano de saúde, ele é uma ótima alternativa.
Sendo assim, quem deseja estar prevenido em casos de problemas de saúde pode utilizar o seguro para doenças graves.
Entretanto, fique atento no momento de adesão para que todas as coberturas que você está contratando estejam bem definidas. Todas as Seguradoras possuem carências e exclusões – sempre fique atento a estes detalhes no momento da contratação.
Quer saber mais sobre o seguro de vida com cobertura para doenças graves? Então, solicite uma avaliação personalizada para você e sua família.